Páginas

Potencial de Hidrogênio - pH

O pH, potencial de hidrogênio ou potencial de hidrogênio iônico é um índice que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. A escala de pH pode variar de 0 a 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será.
O valor de pH está diretamente relacionado à quantidade de íons de hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores, para tanto, essa solução deverá estar em sua forma dissociada.
Classificação das substâncias em relação ao pH:
· Ácidas – corresponde às substâncias que ao se dissociarem liberam prótons, ou seja, H+ no meio.
· Básicas – são substâncias que ao se dissociarem captam prótons ou H+ do meio.
· Neutra – são substâncias que ao se dissociarem liberam e captam H+ do meio em igual intensidade.
A água é classificada como neutra e é considerada a substância que menos de dissocia. Portanto, a escala de pH só vai a 14 porque tem como referência à água.
O corpo humano é um sistema que mantém o pH em uma faixa normal estreita entre pH 7.35 a 7.45, apesar de grande carga ácida introduzida na alimentação e produzida pelo próprio metabolismo corpóreo. A maioria dos processos metabólicos no corpo humano só acontece se o pH do corpo estive na faixa de normalidade.
Desvios que possam ocorrer da concentração de íons de hidrogênio são fáceis de ocorrer, devido a vários fatores, principalmente, alimentares e produzem distúrbios no equilíbrio ácido-base do corpo, resultando em alterações respiratórias, cardíacas e gástricas.