Páginas

Fases da Leitura

“A Leitura é o exercício constante, reflexivo e crítico da capacidade que nos é inerente de ouvir e entender o que nos diz a realidade que nos cerca e da qual também somos parte integrante".
Através da leitura adquirimos conhecimentos, permitindo uma amplitude no horizonte, favorecendo no cotidiano. Para a compreensão do texto é preciso de atenção, de uma contínua e eficiente leitura, de uma organização do capítulo e do parágrafo a ser estudado, só se encaminhe para outro capítulo com a compreensão do capítulo anterior que você estudou.
Podemos, então, delimitar as fases da leitura a fim de uma melhor compreensão do texto da seguinte forma:
Global – característica de uma leitura rápida, onde se faz uma leitura panorâmica com levantamento de dados, buscando identificar as referências, o vocabulário, responder a algumas dúvidas, etc.
Parcial ou Temática – é característica de uma leitura demorada e refletida sobre o conteúdo. Neste momento utiliza-se marcador de texto e anota-se tudo, tentando-se identificar as idéias secundárias (temas paralelos, idéias intercaladas, não indispensáveis ao raciocínio).
Interpretativa ou Leitura Analítica – corresponde a fase da revisão e assimilação, com compreensão e análise do texto na íntegra, além da associação de idéias e onde o pesquisador interpreta objetivamente o pensamento do autor.
Finalmente, será possível desenvolver um pensamento crítico/reflexivo a respeito do tema, uma tomada de posição, superando a estrita mensagem do texto.
“O que somos hoje depende, em grande parte, daquilo que fomos e tivemos condições de ser no passado. Boa parte dos valores que, hoje, vivemos e defendemos depende daquilo que nos legaram os nossos antepassados. Por outro lado, o que seremos amanhã depende não só da análise crítica que hoje façamos sobre o nosso passado, como, principalmente, do projeto e compromisso de história que, hoje, queiramos construir e assumir”.