Páginas

Sistema Tegumentar

O tegumento humano, conhecido como pele, é o maior órgão do corpo inserindo-se aí os seus anexos. Tendo como função protetora, compondo uma barreira que evita o meio externo, é responsável pela homeostase e temperatura corporal e tem ainda função de revestimento.
Os Anexos da Pele
· Pêlos – tem função de proteção, principalmente os das vias aéreas.
· Unhas – protege os nervos e as extremidades ósseas.
· Glândulas Sudoríparas – produzem suor que são eliminados através dos poros dependendo do mecanismo e da temperatura.
· Glândulas Sebáceas – produzem gordura que dão uma certa lubrificação a pele, protegendo e dando ainda elasticidade.
Camadas da Pele
Epiderme – É a camada mais externa, sendo constituída de um epitélio multiestratificado, formada por várias camadas de células justapostas. Á medida que envelhecemos, as células epidérmicas passam a acumular dentro de si uma proteína resistente e impermeável, a queratina. Nesta porção da pele podemos encontrar terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos e dolorosos e são especializados na recepção de estímulos específicos. Ainda nesta camada não existem vasos sanguíneos. Os nutrientes e oxigênio chegam a essa porção por difusão a partir dos vasos sanguíneos da derme. Nas camadas inferiores da epiderme estão localizados os melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que determina a coloração da pele.
Derme – Fica localizada sob a epiderme. É um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados.
Tecido subcutâneo / Hipoderme - é uma camada de tecido frouxo, localizado imediatamente sob a derme, rico em fibras e em células de armazenamento de gordura (células adiposas), atuando como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico.