Páginas

Compostos, Substâncias e Moléculas

BiomoléculasOs seres vivos são compostos por milhares de compostos orgânicos e inorgânicos. As moléculas orgânicas são formadas principalmente por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo,enxofre, cálcio e potássio, sendo chamados de elementos principais.
Compostos Orgânicos
Os compostos ou moléculas orgânicas são as substâncias químicas que contém na sua estrutura Carbono e Hidrogênio e, muitas vezes, com Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre, Fósforo, Boro, Halogênios e outros.
As moléculas orgânicas podem ser:
- Moléculas orgânicas naturais – são as sintetizadas pelos seres vivos, denominadas biomoléculas. As moléculas orgânicas são formadas por substituição de átomos de hidrogênio por grupos funcionais.
- Moléculas orgânicas artificiais - são substâncias que não existem na natureza e tem que ser fabricadas pelo homem, como os plásticos. A maioria dos compostos orgânicos puros é produzida artificialmente.
A linha que divide as moléculas orgânicas das inorgânicas se dá porque os compostos orgânicos apresentam carbono ligado a hidrogênio, e os compostos inorgânicos não. Muitas biomoléculas contêm dois ou mais grupos funcionais diferentes. Os grupos funcionais são:
- Hidroxila – é um grupo funcional presente nas bases dos hidróxidos representado pelo radical OH-;
- Carbonila – é constituído de um átomo de Carbono e um de Oxigênio ligado por ligação dupla que entra na composição dos Aldeídos, Cetonas, Ácidos Carboxílicos, Ésteres, Halenos Ácidos e Amidas;
- Fosfato – é um íon poliatômico ou um radical consistindo de um átomo de fósforo e quatro de oxigênio (PO4);
- Amina – é uma classe de compostos químicos orgânicos nitrogenados derivados do amoníaco (NH3) e que resultam da substituição parcial ou total do hidrogênio da molécula por grupos hidrocarbônicos;
- Tióis – são compostos orgânicos que contém o grupo –SH. Os tióis são semelhantes ao álcool exceto no fato de o átomo de oxigênio ser substituído pelo átomo de enxofre.
Moléculas
As moléculas são formadas no mínimo por dois ou milhares de átomos ligados. A união de mais de uma molécula chamamos de substância, as quais podem ser:
- Substâncias simples - formada por apenas um tipo de átomo. Ex: gás oxigênio;
- Substâncias compostas - formada por diferentes tipos de átomos. Ex: água.