Páginas

Sistema Urinário

O Sistema Urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la, temporariamente, até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, uréia, sódio, potássio, bicarbonato etc.
Divide-se em:
- Órgãos secretores (Rins);
- Reservatório (Bexiga);
- Órgãos excretores (Ureter e Uretra).
Além dos rins, as estruturas restantes do sistema urinário funcionam como um encanamento constituído as vias do trato urinário.
Rins
São órgãos pares, em forma de grão de feijão. Localiza-se de cada lado da coluna vertebral, sendo o direito mais baixo que o esquerdo. É envolto por uma cápsula fibrosa chamada de cápsula renal. Apresenta um Hilo renal localizado na borda medial que é o local por onde penetram ou saem as artérias, veias, linfáticos, pelve e nervos renais. Cada rim apresenta duas faces (anterior e posterior), duas bordas (medial e lateral) e duas extremidades (superior e inferior).
Uma das principais funções dos rins são: regulação da composição iônica sanguínea, manutenção da osmolaridade do sangue, regulação do volume sanguíneo, regulação da pressão arterial, regulação do pH do sangue, liberação de hormônios, regulação dos níveis de glicose no sangue, além de excreção de resíduos e substâncias estranhas ao organismo. Com tudo isso, os rins contribuem com a homeostasia corpórea.
Divide-se em:
- Córtex renal ou colunas renais;
- Medula renal, nessa região ainda pode ser encontrado de 8-18 estruturas cuneiformes, as pirâmides renais.
- Cálices renais ou cálices renais são ductos que drenam para as estruturas menores e maiores;
- Pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim.
Em visão microscópica apresenta: - Néfron, unidade morfofuncional serve para filtração e produção de urina. E estes são constituídos de:
1. Glomérulo renal;
2. Cápsulas de Bowman;
3. Vaso aferente;
4. Túbulo contorcido proximal e distal;
5. Alça de Henle;
6. Túbulo coletor ou reto.
Bexiga
A bexiga é um órgão muscular oco, elástico que, nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres está a frente da vagina e abaixo do útero. Constitui um reservatório incumbido de armazenar temporariamente a urina e possui capacidade para 700ml. É composto de túnica cerosa, muscular, submucosa e mucosa. Localiza-se na cavidade pélvica, sendo dividido-se em:
1. ápice (parte superior e nele aparecem dois óstios);
2. corpo;
3. fundo (região inferior e nela aparece o terceiro óstio).
Ureter
São dois tubos que saem dos rins até a bexiga os quais transportam urina. Eles são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismos. Também, a urina se move ao longo dos ureteres em resposta a gravidade e ao peristaltismo.
São constituídos de três túnicas:
1. adventícia (formada por tecido conjuntivo);
2. muscular (formada por fibras lisas);
3. interna (mucosa).
Uretra
A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo, sendo revestida por mucosa que contém grande quantidade de glândulas secretoras de muco. A uretra se abre para o exterior através do óstio externo da uretra. Também, ela é diferente para os dois sexos.
Masculina – estende-se do orifício uretral interno na bexiga até o orifício uretral externo na extremidade do pênis. É dividida em três porções:
1ª. prostática;
2ª. membranácea;
3ª. esponjosa, cujas estruturas e relações são essencialmente diferentes; nela passam urina e esperma e é mais comprida.
Feminina – é um canal membranoso estreito estendendo-se da bexiga ao orifício externo no vestíbulo. Seu orifício externo localiza-se imediatamente na frente da abertura vaginal e dorsalmente à glande do clitóris. só passa urina e é mais curta que a masculina.
Sistema Urinário
Rim
Néfron
Bexiga