Páginas

Metodologia Científica

Método Científico
Introdução
Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.
Método Científico é o conjunto de etapas ordenadamente dispostas a serem executadas na investigação de um fenômeno ou conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.
Metodologia científica é o conjunto de técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento de maneira sistemática.
O Método científico é dado pela observação e experimentação, análise, levantamento de hipóteses, teste experimental, geração de modelos onde se representa o conhecimento pesquisado e generalização.
Tipos de Métodos:
· Método Indutivo – indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas, portanto, o objetivo dos argumentos indutivos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais importante do que o das premissas nas quais se basearam (do micro ao macro).
· Método Dedutivo – o argumento dedutivo tem o propósito de explicar o conteúdo das premissas, usa silogismos para chegar a uma conclusão. Caracteriza-se pelo símbolo do racionalismo moderno (do macro ao micro).
· Método Hipotético-Dedutivo – a partir das hipóteses formuladas deduz-se a solução do problema, procurando as evidências para se derrubar as hipóteses.
· Há ainda outros Métodos, a saber: Método Dialético, Método de rever hipóteses, etc.
Essa ciência tem como objetivos:
- Produzir um conhecimento prático e aplicável;
- Utilizar uma expressão objetiva e detalhada não apenas do saber que é produzido as também do modo como se chegou a ele;
- Permite o uso de ferramentas objetivas;
- Reduz as interferências pessoais, dando originalidade ao conteúdo;
- Confere segurança, mas não substitui o talento do pesquisador.
O uso do Método Científico agrega vantagens específicas ao saber por ele produzido, incluindo: a produção de um conhecimento prático e aplicável, que pode ser usado diretamente para a previsão e/ou controle dos fenômenos e ocorrências; o uso de uma expressão objetiva e detalhada não apenas do saber que é produzido, mas também do modo como se chegou a ele, permitindo um conhecimento: amplamente compartilhável e transmissível independente do conteúdo; verificável e passível de quantificação do grau de confiança que se pode ter nele; redução ou minimização dos vários tipos de viés que podem surgir na observação e interpretação dos diversos fenômenos que se pretende estudar; fornecimento de suporte metodológico ao pensamento, permitindo o uso de ferramentas sócio-culturais e tecnológicas que favorecem a transcendência das limitações individuais do pesquisador em suas análises e sínteses. Assim, fazer ciência é um processo complexo, demorado e de difícil execução, porém, o seu uso é justificado pelos benefícios que traz em termos de praticidade, transmissibilidade, verificabilidade, solidez e alcance.