Páginas

Loading...

Sistema Cardiovascular

O sangue serve de veículo que irá transportar elementos desejáveis e indesejáveis, jogando para fora o gás carbônico, o ácido úrico e a uréia, servindo também para o transporte do oxigênio.
É constituído por uma parte líquida, o plasma o qual serve de nutrição e resíduo, e por uma parte organizada, os glóbulos (vermelhos que são hemácias e glóbulos brancos os leucócitos) e as plaquetas.
Coração
É um órgão muscular oco que se contrai ritmicamente, impulsionando o sangue através de toda rede vascular. Localiza-se no centro do tórax num espaço denominado de mediastino e possui como limites: - lateral – pulmão; inferior – diafragma; anterior – esterno; posterior – coluna vertebral.
É constituído de túnicas: o Pericárdio (membrana que reveste e protege o coração), Epicárdio (camada externa do coração constituída de uma lâmina delgada de tecido seroso), Miocárdio (é uma camada média e a mais espessa do coração, sendo ainda composta de músculo estriado cardíaco o qual permite a contração do coração, impulsionando o sangue) e o Endocárdio (é a camada mais interna do coração). Também possui algumas cavidades: duas superiores chamadas de átrio e duas inferiores chamadas de ventrículo. Separando os dois átrios existe o septo interatrial e, entre os dois ventrículos existe o septo interventricular.
Átrios
· O átrio direito – recebe as veias cava superior, cava inferior e o seio coronário.
· O átrio esquerdo – recebe as quatro veias pulmonares.
Os átrios se comunicam com os ventrículos através dos óstios: direito: chamado de válvula tricúspide e esquerdo: chamado de bicúspide ou mitral.
Ventrículos
1. Ventrículo direito – sai o tronco pulmonar.
2. Ventrículo esquerdo – sai à artéria aorta.
Vasos
· Vasos aferentes – entram no coração as veias;
· Vasos eferentes – saem do coração as artérias.
Válvulas
· Bicúspide;
· Tricúspide;
· Duas semilunares (veias pulmonares).
Artérias
- As veias são ricas em oxigênio, são menos calibrosas e não pulsam;
- As artérias são ricas em gás carbônico, são mais calibrosas e pulsam.
Circulação
Para que o sangue circule é necessário um órgão com função de bomba que é o coração.
1. Circulação pulmonar ou pequena circulação é aquela que vai do coração ao pulmão e retorna ao coração. Destina-se a transformação do sangue venoso em arterial (hematose).
2. Circulação sistêmica ou grande circulação é aquela que vai do coração aos diversos tecidos do corpo levando sangue arterial (rico em oxigênio) e retorna ao coração.
Algumas artérias:
- Artéria hepática – fígado;
- Artéria gástrica – estomago;
- Artéria esplênica – baço;
- Artéria pancreática – entre o fígado e o estômago;
- Artéria macete – intestinais;Artérias renais – rins.
Coração

Tronco pulmonar

Polígono de willis
Circulação
Veias e artérias da parede abdominal